O QUE É O AIKIDO

O Aikido é uma arte marcial de origem japonesa fundada por Morihei Ueshiba na década de 40 (1942). Foi resultado de um amplo estudo, pesquisa e treinamento de diversas artes marciais japonesas. Apesar de ser uma arte marcial, O'Sensei definiu o Aikido como como a "Arte da Paz".

“O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. “Morihei Ueshiba

"O segredo do Aikido não está em como você move seus pés, e sim em como você move a sua mente. Eu não estou ensinando técnicas marciais. Eu estou ensinando a vocês a não-violência." Morihei Ueshiba"

O termo Aikido é formado por três ideogramas em kanji que representam três conceitos diferentes:
 

O ideograma "Ai", trás o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente em japonês, também pode significar amor.

O ideograma "Ki", também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia). Energia ou Espírito Universal, presente em todas as coisas.

O ideograma "Do", também conhecido como Tao (China),  trás o conceito de caminho, modo de vida,

Aikido é o caminho de harmonia com o Ki do Universo. Através do treinamento, aprendemos a unificar mente e corpo, podendo usar então, o grande poder que é naturalmente nosso.

No Aikido não há competições ou disputas. Os treinos geralmente são compostos por um aquecimento e alongamento do corpo, seguido dos treinos de técnicas que podem ocorrer em duplas, trios ou mais praticantes. Suas técnicas não exigem que o praticante seja dotado de uma grande força física, pois a idéia é de não bloquear o ataque do oponente e sim juntar-se a ele, fazendo com que a força do agressor se volte em sua própria direção. Um dos princípios básicos do Aikido é a não-resistência, onde o praticante desenvolve a sensibilidade para acompanhar a energia do parceiro de forma harmoniosa.

Tecnicamente, o Aikido é composto por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos que são os meios por onde se praticam os princípios do Aikido. 

A história do Aikido está intrinsecamente ligada à biografia de seu fundador Morihei Ueshiba, também conhecido por O'Sensei. O Aikido nasce do encontro de duas energias principais, sendo uma marcial, através do aprendizado com Sokako Taqueda, mestre do "Daito-Ryu Aikijujutsu" (arte antiga ensinada de pai para filho) e outra espiritual, através dos ensinamentos Onisaburo Deguchi, lider religioso da seita Omoto.

Enquanto Sokaku Takeda é reconhecido por prover a base técnica para o desenvolvimento das técnicas de Aikido, foi Onisaburo Deguchi que ofereceu as visões espirituais mais importantes, influenciando desta forma toda a filosofia da nova arte.